Pesquisar

OS NOVOS RECORDISTAS DE CHICAGO

Por Leandro Berganton

Kelvin Kiptum

No dia 08 de outubro de 2023, surgiram dois novos recordistas da Maratona de Chicago: Kelvin Kiptum e Sifan Hassan.

KELVIN KIPTUM

De forma sensacional Kelvin Kiptum, o jovem recordista mundial de vinte e três anos, queniano, largou confiante, acreditou que poderia correr a sensacional Maratona num ritmo frenético, e completou a prova em incríveis duas horas e trinta e cinco segundos. Esse resultado superou o recorde anterior em trinta e quatro segundos, e que pertencia ao lendário Eliud Kipchoge.

No início, o primeiro pelotão foi formado por sete corredores e alguns “coelhos”. Não demorou muito para Kiptum e Daniel Kibet Mateiko se distanciarem dos demais e somente esses permaneceram no mesmo ritmo.

Até o fim da primeira metade da maratona, ambos concluíram em uma hora e quarenta e oito segundos. Isso significou que estar abaixo do ritmo do recorde mundial. A partir daí, Kiptum acelerou, distanciou-se de Mateiko, e desenhou o rascunho daquele que seria o novo recordista de Chicago.

Mateiko não conseguiu alcançar Kiptum e abandonou a prova logo em seguida. Kiptum mostrou o quanto os treinos foram bem feitos, explorou a sua força, velocidade e concluiu a segunda metade da maratona em cinquenta e nove minutos e quarenta e sete segundos. Isso foi suficiente para confirmar que era um dos favoritos e e passar a ser o novo recordista da maratona de Chicago.

Em declaração à imprensa após a corrida, Kiptum disse que estava feliz, preparado, e sabia que buscava um recorde e que, felizmente, foi um recorde mundial.

O maratonista Benson Kipruto foi o segundo colocado, com a marca de duas horas, quatro minutos e dois segundos. Já o terceiro colocado foi o belga Bashir Abdi, que concluiu a famosa maratona em duas horas, quatro minutos e trinta e dois segundos.

SIFAN HASSAN

Na prova feminina, quem deixou sua marca indelével foi a famosa Sifan Hassan, com o tempo surpreendente de duas horas, treze minutos e quarenta e quatro segundos.

Logo no início, Hassan e Ruth Chepngetich concluíram os dez primeiros quilômetros em trinta e um minutos e cinco segundos. Mas não foi só, mantiveram o ritmo alucinante e concluíram a primeira metade em uma hora, cinco minutos e quarenta e dois segundos. Em outras palavras, estavam dentro do ritmo para a quebra do recorde mundial feminino em maratonas.

Mas não foi só! Hassan continuou sua inesquecível jornada e se distanciou de Chepngetich a partir do vigésimo quinto quilômetro e manteve-se firme e veloz até o fim. Além disso, Hassan quebrou o recorde da prova, conquistou a vitória e passou a ser a nova recordista da maratona de Chicago.

Após a prova, durante a coletiva de imprensa, Hassan disse que o ritmo inicial foi muito difícil e estava feliz Além disso, sentiu um pouco de frio e que achou seu tempo maravilhoso. Foi mesmo!

Chepngetich ficou em segundo, e em terceiro lugar ficou a etíope Megertu Alemu.

Com seus novos recordistas, a Maratona de Chicago não só confirmou sua excelência em resultados, como também reforçou a fama de Kevin Kiptum e Sifan Hassan. Além disso, mostrou porque é uma das “Six Majors”.

plugins premium WordPress