Pesquisar

CROSS COUNTRY NA ESPANHA

Por Leandro Berganton

Cross Country

CROSS COUNTRY

O Cross Country, conhecido na Espanha como “Campo a Través”, é uma forma de atletismo que testa a velocidade, resistência e salto, com acentuados aclives e declives, realizada em áreas arborizadas, lamacentas, em circuitos naturais e não urbanas.

REGRAS DA WORLD ATHLETICS

De acordo com as regras da World Athletics, para uma corrida ser considerada cross country, é proibido qualquer contato do atleta com piso que não seja integralmente natural, ou seja, não pode ter cimento, asfalto, látex, nem nenhum outra superfície artificial durante todo o percurso da corrida. Além disso, nos campeonatos nacionais, continentais e mundiais, é obrigatório que cada volta tenha aproximadamente dois quilômetros.

TRADIÇÃO DO CROSS COUNTRY NA ESPANHA

As corridas de cross country são uma das mais tradicionais modalidades do atletismo realizadas na Espanha. Em regra, os organizadores realizam essas provas quando os atletas de fundo estão no período de treinamento de base ou período preparatório geral, após o final da temporada e durante o inverno no hemisfério norte. Por isso os campeonatos mundiais de cross country ocorrem no mês de março.

A PRIMEIRA PROVA

A primeira prova de “Campo a Través” ocorrida na Espanha, realizada no dia 06 de fevereiro de 1916, em Madri, em Dehesa de la Villa. Além disso, a Espanha, importante no cenário mundial do cross country que sete das dezesseis corridas do circuito internacional do Wolrd Athletics são realizadas na Espanha, sendo que a primeira no mês de outubro, em Amorebieta, e a última, em março, no Mundial de Belgrado.

Calendário 2023/2024 de Cross Country na Espanha

As principais provas de cross country realizadas na Espanha no outono/inverno, 2023/2024, Nível Ouro, são:

12 de outubro de 2023 – Cross de Zornotza em Amorebieta (Vizcaya);

12 de novembro de 2023– Cross de Itálica (Santiponce, Sevilha);

19 de novembro de 2023 – Cross de Soria;

26 de novembro de 2023 – Cross de Alcobendas (Madrid);

17 de dezembro de 2023 – Cross de Venta de Baños (Palencia);

7 de janeiro de 2024 – Cross de Elgoibar (Guipúzcoa);

30 de março de 2024 – Mundial de Cross – Belgrado

Carmen Valero (Foto: Reprodução/ Internet)

ATLETAS ESPANHÓIS FAMOSOS

O atleta espanhol Alemayehu Bezabeh conquistou dois títulos europeus individuais em 2007 e 2013. Mas não foi só, a atleta espanhola Marta Dominguez conquistou o mesmo título na categoria feminina em 2007.

Já na categoria por equipes, o time espanhol está em primeiro lugar no histórico, sendo onze títulos no masculino e um no feminino.

Outra notável campeã espanhola foi Carmen Valero, bicampeã mundial de cross country, em 1976 e 1977, sendo a única atleta espanhola desta especialidade a ganhar duas vezes o título mundial.

Cross Country
Abel Mutai e Fernández Anaya (Foto: Reprodução/ Internet)

HONESTIDADE EM PRIMEIRO LUGAR

Em 2012, ocorreu um fato que marcou a prova de cross country realizada em Navarra, norte da Espanha. O atleta espanhol Ivan Fernández Anaya, de 24 anos, não venceu a prova de Burlada, mas até hoje é aclamado por sua atitude honesta durante o evento.

O atleta queniano Abel Mutai, medalha de ouro nos 3000 metros com obstáculos em Londres, estava prestes a ganhar a corrida, mas parou equivocadamente, quando pensou já ter alcançado o linha de chegada.

Ao ver o equívoco de Mutai, Ivan Fernández Anaya, que ocupava a segunda posição, se aproximou e, em vez de ultrapassá-lo, o alertou sobre o equívoco e o conduziu para confirmar sua vitória.

Em outras palavras, Ivan se negou a ganhar a prova e mostrou ao mundo o que deveria ser básico em todo ser humano: a honestidade!

Com isso, Ivan Fernandez ficou mundialmente famoso, mesmo sem ter ganho aquela corrida de Burlada, pois demonstrou um dos mais nobres princípios inerentes ao ser humano e os verdadeiros valores dos atletas espanhóis.

plugins premium WordPress